Por que ter um blog é importante para a sua empresa?

 

A história do blog começou na década de 1990. O primeiro “weblog” (termo utilizado inicialmente) foi criado por Jorn Barger, em 1997, como uma espécie de diário online, no qual ele dividia sua rotina e seus pensamentos. Já a abreviação “blog” veio de uma “brincadeira” feita por Peter Merholz, em 1999, ao desmembrar a palavra “weblog” para formar a frase we blog (“nós blogamos”). O formato dos blogs, com textos postados em ordem cronológica, facilitou o processo de publicação e de popularização dos mesmos.

Desde então, encontramos na Internet diversos tipos de blogs, com os mais variados assuntos, como os tais diários pessoais, os blogs de famílias, de análises, de revisões ou comentários de produtos, de resenhas sobre filmes, músicas ou esportes, de moda, de alimentação, de games, de viagens etc. Além disso,  com o tempo, tornou-se uma arma poderosa para os profissionais de marketing online. Atualmente muitas empresas criam seus blogs paralelamente ao site para ter um canal de comunicação diferente com seus usuários. De meros diários eletrônicos, eles passaram a ser poderosos mecanismos de comunicação, trabalho, informação e formação de opinião que ajudam as empresas a expandirem seus negócios. Mas como?

Primeiramente, o blog costuma ser um canal aberto de comunicação, permitindo comentários após as publicações e esse tipo de conversa cria relacionamento com clientes, entendendo melhor suas necessidades e o que pode melhorar nos produtos e serviços da empresa. Em segundo lugar, ele facilita o processo de venda, pois a partir do momento em que o cliente é impactado com aquilo que a empresa tem a lhe dizer, ela ganha sua confiança e essa é a palavra-chave para que ele escolha determinada marca para usar.

O blog ainda ajuda no desenvolvimento interno da empresa, pois  exige atualização constante de conhecimento e de pesquisas sobre o que deve ser transmitido ao público-alvo, principalmente porque os conteúdos ficam disponíveis sempre e, se forem de boa qualidade, ajudam na fidelização do cliente. Outro bom motivo para as empresas adotarem o blog como parte de sua estratégia de marketing é o aumento das chances de ser encontrada gratuitamente no Google, pois quando se tem um blog atualizado com frequência e com conteúdo relevante, o Google “indexa” cada vez mais páginas do seu site.

Além disso, o blog faz a empresa ser ainda mais falada e compartilhada nos sites de rede social, ferramentas também muito importantes para o relacionamento com clientes. Uma das coisas que os usuários das redes sociais mais fazem, por exemplo, é compartilhar conteúdos que encontram em outros locais, o que pode tornar uma empresa referência em determinado assunto, caso ela leve às pessoas conteúdos realmente relevantes através de seu blog.

Por fim, vale ficar ligado para o fato de estarmos em uma era na qual as pessoas pesquisam muito sobre produtos e serviços na internet e dão mais atenção para empresas que estão preocupadas em ajudá-las e fazer a diferença. Para isso, não basta ter um blog. É preciso que ele seja atualizado constantemente e que contenha conteúdo de qualidade, informações sobre a empresa e seus produtos, novidades, promoções, notícias sobre a área de atuação do negócio etc. É importante que, por trás do blog, haja um profissional competente e responsável, que tenha um planejamento personalizado para a empresa e que dê identidade àquilo que será compartilhado sobre e pela empresa.

Então, a sua empresa já tem um blog? Se ainda não tem, seria bom pensar no assunto!

Por: Thaís Patueli

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