Esse tal de Social Media…

Você já sabe que as mídias sociais se tornaram um dos canais mais importantes para que empresas e pessoas interajam com clientes e seguidores, alcançando, dessa forma, uma enorme quantidade de informações úteis para aperfeiçoar seus produtos, seu atendimento e sua imagem. Também já está ciente de que é fundamental ter profissionais preparados, ágeis e inteligentes para garantir que o conteúdo e a comunicação com o cliente seja, de fato, de qualidade e traga uma oportunidade de melhoria. E, provavelmente, você também já sabe que existem pessoas que trabalham fazendo isso: o Social Media.


É até estranho pensar que, a essa altura do campeonato, aos 45 do segundo tempo, ainda há dúvidas sobre o que exatamente esse profissional faz (além de passar o dia todo em redes sociais… Né? Não, não é). E esse texto quer exatamente mostrar pra você que tem muita, mas muita coisa mesmo que o tal do Social Media precisa fazer e aprender nessa profissão, que mistura mídia, planejamento, criação, atendimento e muito mais.
Para começar, Social Media tem que saber fazer café, porque, sim, esse ser de outro mundo é movido a café. Ele acorda e toma café. Começa o job, vai mais uma xícara esperta. Termina o job? Aquele expresso. Pausa para o lanche? Outro pretinho básico! Internet caiu? Mais uma vez! Terminou o expediente? Isso mesmo! E é entre um café e outro, com muita fé, que ele cumpre suas muitas funções.
Além disso, o Social Media é aquela pessoa que vai criar conteúdo, monitorar e responder aos comentários e questionamentos e lidar com toda a audiência que interage com a página ou o perfil que a marca ou a empresa possui em uma rede social ou em um blog, site institucional etc. Ele também analisa, filtra e mede o que é comentado e compartilhado pelos usuários acerca da marca, dos seus produtos e serviços.
E para que esse profissional tenha êxito, ele precisa – antes de qualquer coisa – fixar metas realistas para o crescimento da empresa. Parte de suas atribuições é elaborar uma estratégia coerente com a identidade que a marca apresenta, seu público-alvo e os objetivos esperados. Indo adiante, entre um café e outro, o Social Media precisa, ainda, definir como serão as publicidades pagas e as campanhas promocionais, o estilo de comunicação a ser usado em cada plataforma e estudar e controlar as métricas de resultado das redes sociais.
Só com esse parágrafo aí de cima, já dá pra ter uma ideia da importância desse profissional e como necessita ter bastante conhecimento e estar a todo tempo se atualizando. Até porque, além de todos os conhecimentos técnicos – de ferramentas, programas e áreas diversas, ele precisa buscar, praticar e apresentar, constantemente, a criatividade, um ótimo nível de comunicação oral e escrita e muita empatia.
Ah, e ele ainda vai ser aquele anjo da guarda que livrará as empresas das crises e dos conflitos que possam vir a acontecer nas redes sociais; que – entre uma tarefa e outra – vai se deparar com o Instagram fora do ar, com uma atualização repentina no Facebook, como vencedor de uma promoção que não responde o email; e muito mais.
No final das contas, a vida de um Social Media pode não ser fácil, mas dá pra ser divertida e possibilita descobertas de mil mundos diferentes. Ele pode trabalhar em e de qualquer lugar, ele pode fazer parte de uma equipe, de uma empresa; pode trabalhar sozinho; pode fazer home office; pode até mesmo ser freelancer. O que realmente importa é ele ser capacitado e qualificado para desenvolver seu papel e amar sua profissão. Ah, claro, e saber fazer café! ☕

Por: Thaís Patueli

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