Pequenas empresas, fantásticas fanpages!

Se, para grandes empresas, estar nas redes sociais é extremamente importante hoje em dia, para pequenos negócios isso é essencial e significa sinônimo de expansão. As vantagens que estar conectado podem proporcionar são inúmeras, principalmente quando pensamos em fanpages no Facebook.

Ter uma página na maior rede da Internet e utilizá-la como meio de divulgação e de diálogo com o público é uma opção mais barata (já que a web não exige um alto investimento para um retorno satisfatório); otimiza o tempo; ajuda na fidelização dos clientes antigos e atrai novos. Além disso, é possível destacar também o acesso da marca a uma audiência global, a possibilidade de ela construir uma imagem mais consistente e de se estabelecer no mercado. Ou seja, tudo o que as pequenas empresas necessitam.

O Facebook como ferramenta de marketing nas mídias sociais é indiscutivelmente uma unanimidade entre as empresas que buscam fazer parte do ambiente online. É difícil encontrar alguém que, mesmo não sendo tão ativo na rede, não tenha criado um perfil por lá.

Por isso, seja lá qual for o seu ramo de atuação, o pequeno empresário não deve descartar a presença na rede social de Mark Zuckerberg, que conta atualmente com mais de 1 bilhão de usuários. E, mais do que compartilhar os produtos e serviços oferecidos, uma estratégia de marketing no Facebook para pequenas empresas passa obrigatoriamente pelo relacionamento construído através da publicação de conteúdo relevante e do constante processo de interação da página com seus fãs. Ou seja, muitas empresas até já possuem uma página no Facebook, mas não conseguem transformar essa presença em uma ferramenta de negócios, pois não compreendem exatamente o trabalho que deve ser desenvolvido naquele ambiente.

Se a empresa não cria previamente, um relacionamento com o público que ela deseja atingir, sua página no Facebook se transforma em um mero mural de anúncios, o que dificilmente resultará em vendas por este canal. De nada adiantará ficar fazendo publicações aleatórias, investir dinheiro em impulsionamento de publicações e outras formas de mídia paga no Facebook, se essas ações não estiverem devidamente alinhadas a uma estratégia eficiente.

Para que pequenas empresas consigam um bom resultado em suas ações de marketing no Facebook, o caminho é uma atuação técnica e profissional. Fora isso, será apenas uma perda de tempo e desperdício de recursos. É preciso, inclusive, ter atenção a detalhes de comunicação, como elementos gráficos e configurações internas que possibilitem à marca extrair o máximo das opções de segmentação do Facebook. Também é importante atentar para a criação de uma base de fãs sólida que possa garantir um grau de engajamento alto na página. Muita gente se preocupa em aumentar a quantidade de fãs da página, mas ignora que o importante mesmo em termos de comunicação, é o engajamento. É essencial que os fãs interajam com a fanpage.

Hoje, a página de uma empresa no Facebook é como um cartão de visitas virtual e é por meio dela que muitas pessoas conhecerão seu produto ou serviço, poderão iniciar uma conversa, comentar sua página ou apenas clicar em “curtir”, gerando tráfego e compartilhando o assunto com outras pessoas.

E então, o que está esperando para entrar nessa?

Por: Thaís Patueli

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