Instagram e empresas: tudo a ver!

Observando as redes sociais, podemos notar que fotografias e vídeos são os conteúdos mais curtidos e compartilhados pelos usuários em geral e, consequentemente, são muito eficientes para atrair visualização e interação para as páginas e perfis de uma empresa que está inserida no mundo digital.


Dentre as redes que trabalham efetivamente com imagens, o Instagram é, atualmente, o canal mais promissor para transmitir o espírito de uma empresa de maneira mais humanizada e próxima do público. As imagens geram uma conexão emocional praticamente imediata, se comparadas aos textos, por exemplo, pois são facilmente compreendidas. Muitos usuários do Instagram utilizam a rede justamente para relaxarem e se inspirarem com as fotos e vídeos. Sendo assim, as empresas que criam imagens cativantes, e não apenas fazem do aplicativo um mero catálogo de produtos e serviços, ajudam a gerar empatia com a audiência, atraem mais seguidores e agregam valor à marca. E a vantagem do Instagram não fica apenas no fato de seu conteúdo ser imagético.
#Estatísticas
Primeiramente, as estatísticas confirmam a importância quantitativa da rede social. Desde que foi adquirido pelo Facebook, o Instagram vem se posicionando como uma plataforma de comunicação e publicidade de muita rentabilidade. A rede conta com mais de 400 milhões de usuários ativos por mês e a taxa de engajamento do aplicativo é bastante alta, mostrando que esses usuários estão dispostos a interagir com o conteúdo que compartilhado. De acordo com pesquisas, 50% dos comentários são feitos até 6 horas após a publicação ter sido compartilhada. Diariamente, 3,5 milhões de curtidas são registradas no Instagram e mais de 80 milhões de imagens são publicadas. Sem contar que o Brasil é o segundo país em número de usuários, com 35 milhões, só perdendo para os EUA. Ah! E uma pesquisa realizada com usuários de smartphones, em 2015, mostrou que, a cada cinco minutos gastos na Internet via celular, pelo menos um é usado para acessar o Instagram e o Facebook (mais tempo do que o dedicado a dez outras plataformas juntas).
#Características
Em segundo lugar, o Instagram possui diversas características que ajudam demais nas estratégias de crescimento de qualquer empresa. De uma forma geral, o aplicativo permite comentários e curtidas nas postagens e dá aos usuários a possibilidade de compartilhar os seus conteúdos com todos os seus seguidores ou através de mensagens privadas. Outros pontos positivos são o fato de que toda imagem colocada no Instagram pode ser diretamente compartilhada em outras redes sociais, como o Facebook, o Twitter, Tumblr e Flickr; e a possibilidade de utilizar vários filtros e ferramentas de edição de imagem, que podem melhorar os seus conteúdos. Além disso, a empresa pode compartilhar em seu perfil conteúdos postados pelos seus seguidores ou promover a utilização de determinadas hashtags. Estas são um recurso de categorização do conteúdo das imagens que representam um contexto para as publicações e ajudam os usuários interessados naquele conteúdo a encontrarem o que precisam.
#InstagramStories
Em terceiro lugar, outra funcionalidade do Instagram surge como grande aliada das empresas: o Instagram Stories. Muito parecida com o Snapchat, que foi a rede pioneira nesse tipo de publicação, a ferramenta consiste em disponibilizar aos usuários do Instagram uma plataforma para o compartilhamento de vídeos e de fotos que durem apenas vinte e quatro horas. Após esse período, elas são apagadas e não podem mais ser visualizadas. Essa nova função é uma maneira de evitar que o feed dos usuários fiquem muito cheios de informação e se torne cansativo.
Para as empresas, são muitas as vantagens, dentre elas o fato de ser mais fácil ficar em evidência. Com a pesquisa por hashtag, por exemplo, o conteúdo do Stories não se restringe a uma pesquisa em que só apareça exatamente aquilo que foi pesquisado. Ou seja, se um Stories da empresa é sobre “doces veganos para festas de aniversário”, a busca achará resultados tanto para a pesquisa em geral quanto para “doces veganos” ou “sobremesas veganas” ou “doces para aniversário” etc. Outro ponto positivo é permitir que a audiência seja conhecida, ou seja, é possível saber precisamente quantas e quais seguidores estão engajados com aquele conteúdo. Com isso, a realização de testes e a análise de recepção de suas postagens ficam mais bem direcionados, melhorando o aproveitamento de tempo e de criatividade na hora de escolher e compartilhar o conteúdo.
#InstagramParaEmpresas
Por último, mas não menos importante, existe o Instagram para Empresas! Isso mesmo, a rede social oferece recursos muito interessantes para quem deseja configurar um perfil comercial. Algumas das vantagens dessa ferramenta são:
1. Dispor da base de dados do Facebook que é usada para fins publicitários, tendo acesso ao enorme poder de segmentação da maior rede social do mundo, o que possibilita oferecer anúncios personalizados e eficientes também no Instagram;
2. Permite ter acesso à uma base de seguidores em pleno crescimento.
3. Ter a oportunidade de atingir diferentes tipos de objetivos nas campanhas publicitárias, contando com três diferentes tipos de anúncios, que são o Photo Ads (ajuda a contar histórias e a exibir propostas através de imagens. Causa impacto na audiência de uma forma mais humana, original e criativa); o Video Ads (permite a criação de anúncios de vídeo que podem ter até 30 segundos e devem ser criados em formato horizontal); e o Carrousel Ads (permite exibir várias fotografias no mesmo anúncio. Elas podem ser vistas pelo usuário ao deslizar o dedo sobre a tela. Também dá pra colocar um botão com uma chamada para ação que ajude a aumentar as vendas online).
4. Segmentar o público-alvo para o qual o anúncio será veiculado, definir um orçamento e escolher a duração da campanha.
Percebeu a importância do Instagram como uma maneira de destacar a sua empresa no mercado? Já está preparado para terno seu perfil comercial? Então, aproveite e entre em contato conosco!

 

Por Thaís Patueli

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